A Serva de Deus Madre Leônia foi uma mulher pascal. Sua vida, sua espiritualidade, suas atitudes e missão expressavam profunda intimidade com o Cristo ressuscitado. Ela sempre viveu os sofrimentos, sacrifícios, lutas, alegrias e vitórias do seu caminhar, numa dimensão pascal, certa de que a vontade de Deus, se manisfestava no cotidiano, através dos acontecimentos e das mediações humanas, mesmo quando pareciam incompreensíveis. Daí sua confiança no Senhor, sua total entrega e abandono ao Projeto de Deus e sua permanente serenidade e alegria.
Como Maria, a Mãe de Jesus, sempre esteve ao pé da cruz dos sofredores, para acolhê-los e consolá-los; como Maria Madalena, foi a grande anunciadora do Cristo Ressuscitado; como os discípulos de Emaús, sempre encontrou Jesus em seu caminho, confortando-a e esclarecendo- a mediante sua Palavra de vida.
Madre Leônia foi uma mulher pentecostal, sempre aberta ao Espírito Santo e sempre muito atenta aos sinais de Deus na história e nas diferentes realidades humanas.