Caminhada missionária arrecadará itens de higiene pessoal para moradores de rua
Em comemoração aos 36 anos da Páscoa Definitiva (morte) de Madre Leônia Milito; padroeira da vida no trânsito e co-padroeira das Santas Missões Populares da arquidiocese de Londrina; no dia 22 de julho próximo, a Arquidiocese de Londrina em conjunto com as Irmãs Claretianas realizam uma programação especial.
Inicialmente ocorrerá um Tríduo em preparação nos dias 21, 22 e 23 de Julho com as seguintes atividades:
DIA 21 – QUINTA FEIRA: NO SANTUÁRIO EUCARÍSTICO MARIANO – MISSAS ÀS 7 E 17 HORAS e HORA EUCARÍSTICA ÀS 16 HORAS.
DIA 22 – SEXTA FEIRA: NO SANTUÁRIO EUCARÍSTICO MARIANO – MISSAS ÀS 7 E 15 HORAS e na COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO CAMINHO- BR 369 – MISSA ÀS 19h30min
DIA 23 – SÁBADO: No SANTUÁRIO EUCARÍSTICO MARIANO – MISSA ÀS 7 HORAS
Ainda no sábado, 23/07, ocorrerá a CAMINHADA MISSIONÁRIA MADRE LEÔNIA que percorrerá um caminho de 17 km passando por ambientes urbanos e rurais, realizando pequenas paradas de reflexão com os pensamentos deixados pela Serva de Deus, Madre Leônia. A concentração de saída será no Santuário Eucarístico (Av Madre Leônia, 575) às 6h30min. É importante realizar a inscrição pelo site www.madreleoniamilito.org.br, pois haverá a quantidade de ônibus e carros com motoristas voluntários de acordo com o número de inscritos, que serão levados à CAPELA NOSSA SENHORA DO CAMINHO – BR 369 (lugar da morte da Madre).
A caminhada tem saída da Capela Nossa Senhora do Caminho às 7h, tendo como destino final o Santuário Eucarístico Mariano, lugar onde se encontra o túmulo de Madre Leônia. A caminhada é feita de forma tranqüila, tem duração de cerca de 4 horas, com parada para cada um partilhar seu lanche e ir ao banheiro.
Ainda no sábado à tarde ocorre a PEREGRINAÇÃO À PORTA SANTA, COM VISITA AO TÚMULO DE MADRE LEÔNIA e a CASA DA MEMÓRIA MADRE LEÔNIA (local onde viveu Madre Leônia e se pode conhecer sua vida e observar seus pertences), às 16 horas. Ambas visitas acontecem no endereço da sede da congregação geral, Avenida Madre Leônia Milito, 575.
No dia 24, Domingo acontecem as Celebrações Festivas:
• Carreata partindo do SANTUÁRIO EUCARÍSTICO MARIANO às 16h45 em direção a Capela de Nossa Senhora da Divina Providência, com missa na Capela às 17h.
• NA PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO – AV. MADRE LEÔNIA – MISSA ÀS 19h
Serviço:
Inscrições para a caminhada pelo site www.madreleoniamilito.org.br. Como gesto solidário doe materiais de higiene pessoal (sabonete, pasta e aparelho de barbear) para os moradores de rua.
Conheça mais sobre essa Serva de Deus, confira a programação completa e inscreva-se para a caminhada pelo https://www.facebook.com/madre.leonia.milito/
Também para fins de animação missionária no mundo tudo, foram criadas fanpages de Madre Leônia Milito em italiano, espanhol, inglês e francês com a tradução do que é postada na página em português.
Saiba mais sobre Madre Leônia Milito:
Nasceu em Sapri, Itália, aos 23 de junho de 1913. Na adolescência sentiu o chamado de Deus para ser religiosa e missionária. Pronta e disponível ao projeto de Deus, em 1935 ingressou no Instituto Franciscano, em Secondigliano, Nápoles. Em 1952, preparou as primeiras irmãs que vieram ao Brasil como missionária e em 1953 veio expandir o Instituto na Terra de Santa Cruz. No ano seguinte, foi destinada pelos superiores como missionária e coordenadora da missão no interior de São Paulo. Em 1958, juntamente com Dom Geraldo Fernandes (primeiro bispo de Londrina) fundou a Congregação das Missionárias de Santo Antonio Maria Claret, para servir a Igreja e os pobres em todos os continentes.
No dia 22 de Julho de 1980, na saída de Londrina, BR 369, foi vítima fatal de acidente automobilístico; ali foi construída a capela N. Senhora do Caminho, onde se celebra missa dia 22 de cada mês. Em 1988, na Arquidiocese de Londrina, deu-se a abertura da sua causa de canonização. Em 18 de Outubro de 2003, houve a sessão de encerramento da fase diocesana e no mesmo ano, deu-se inicio a causa em Roma, conforme o exigido pelo Vaticano. Seu último lema de vida foi consumir-se iluminando. A luz das boas obras de Madre Leônia, discípula e missionária de Jesus Redentor, continuam glorificando a Deus em nosso meio. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina, a declarou, protetora da vida no trânsito e co-padroeira das Santas Missões Populares na arquidiocese de Londrina.
Mais informações com Irmã Zenaide Teodoro da Silva pelos fones: (43) 3339-0808, wapp(43) 96582869 ou e-mail: ir.zenaide_mc@yahoo.com.br.